A densitometria óssea é uma modalidade de diagnóstico que obtém imagens por meio do densímetro ósseo. Esse equipamento também utiliza emissão de Raios-X, mas em baixas quantidades.
A finalidade desse exame é quantificar a densidade mineral óssea, avaliando se há perda de massa óssea, e quantificando o quanto foi perdido. É, então, feita uma avaliação computadorizada dos dados, que apontam o risco do paciente evoluir para as fraturas, osteopenia e osteoporose.
Com uma equipe de médicos especialistas nos diversos métodos existentes, formados nas principais universidades do país e exterior, o grupo caracteriza-se pela experiência, capacitação técnica e atualização constante, atuando, ainda, na área de ensino e pesquisa em diferentes instituições acadêmicas.
Acompanhando sempre a evolução tecnológica, o desenvolvimento de novos métodos e investindo na qualidade e confiabilidade dos resultados, a equipe de assessores médicos está à disposição para auxiliar na solicitação de exames e interpretação de resultados, facilitando assim o diagnóstico de casos mais complexos.
A mamografia é uma modalidade de exame por imagem que analisa a anatomia do tecido mamário. A técnica de obtenção de imagem é a emissão de Raios-X, porém, se difere da radiografia convencional por conter um elemento químico chamado molibdênio.
É por meio desse átomo que é possível a formação de imagens com um contraste melhor, para diferenciar a mama dos tecidos próximos. Cabe ressaltar que o câncer de mama é o mais prevalente nas mulheres, e a mamografia é considerada o exame mais importante no diagnóstico e prognóstico e no diagnóstico dessa doença.
A ressonância magnética, ou ressonância nuclear magnética (RM), é um método de diagnóstico por imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para obter informações detalhadas dos órgãos e tecidos internos do corpo, sem a utilização de radiação ionizante.
A tecnologia do equipamento possibilita usar o campo magnético formado pelo ímã da máquina para estimular a movimentação de átomos de hidrogênio presentes na água do corpo. Esses movimentos emitem sinais, que, por sua vez, são convertidos em imagens.
As vantagens da ressonância são a não utilização de radiação, a boa qualidade das imagens obtidas.
A Tomografia Computadorizada Multi Slice é um equipamento computadorizado que se utiliza de raios x para a obtenção de imagens do corpo. Por meio do computador, o aparelho produz imagens de fatias milimétricas de diversos órgãos do corpo humano, com ou sem auxilio de contraste iodado.
A tomografia computadorizada também faz parte do grupo que utiliza radiação ionizante para produzir imagens dos tecidos. Por meio da emissão de Raios-X são obtidos cortes finos das estruturas desejadas, que podem ser processados por um software que os transforma em imagens com 2 e 3 dimensões em diversos planos.
As principais vantagens dessa modalidade são a boa resolução das imagens — permitindo diagnósticos mais precisos — a rapidez na realização
A ultrassonografia utiliza ondas sonoras de alta frequência para formar a imagem do corpo humano. Dessa maneira, é possível visualizar os órgãos internos. Ao contrário do que acontece com a radiografia (Raio-X) e a tomografia computadorizada, que utilizam radiação e contraste iodado para formar imagens, o ultrassom não utiliza nenhum tipo de radiação.
É considerado um exame seguro também na gestação. Graças à ultrassonografia obstétrica é possível observar o formato, a posição e os movimentos do bebê dentro do útero da mãe.
Apesar da frequente insegurança que atormenta os pais com o medo de que o ultrassom cause algum risco para o bebê, os obstetras concordam que esse é um exame muito seguro, tanto para a mãe quanto para o bebê.
Ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico por imagem, que utiliza os ecos produzidos pelas reflexões das ondas do ultrassom enquanto estas atravessam os tecidos dos órgãos estudados.
O equipamento de ultrassonografia realiza a leitura desses ecos e produz uma imagem no monitor em tempo real.
Trata-se de um dos principais métodos de diagnóstico na radiologiada e consiste na formação de imagens através das propriedades físicas do som, permitindo ao médico visualizar e estudar estruturas anatômicas internas.